quarta-feira, 18 de março de 2009

E se não houvesse vestibular?


Primeiramente, perdoem-me pelo post anterior provido de pouco racionalismo, que é mais sensato no tema discutido. Agora continuando o desenvolvimento do tema da Geração Alienada, e se não houvesse vestibular?

O Brasil, se não é o único, é um dos raros que possui esse sistema enlouquecedor de ingressamento à faculdade. Muitos criticam por exigir muitos conhecimentos incoerentes com a realidade dos brasileiros, de ser injusto por dar vagas àqueles que sabem mais e não a quem é mais, ou então de ser muito seletivo, oferecendo poucas vagas a uma grande quantidade de estudantes, o que acaba tirando a chance de um bom futuro a parte não aprovada. Críticas mil mas e se não houvesse o vestibular?

Todos os alunos normais desejam ter um futuro próspero, viver bem financeiramente é um dos fatores de um futuro bom. Para se ter um futuro financeiro agradável, na maioria dos casos deve-se cursar ao menos uma boa faculdade. Logo todos os alunos normais desejam entrar em uma boa faculdade. Porém agem totalmente contra o normal, "relaxando" e "zuando" a aula toda como se fossem os "reis da cocada preta" (por consequência não aprendendo o ncessário para ser aprovado em uma boa faculdade), se conformando talvez com uma faculdade mediana, ou acreditando que por força de um milagre ingressarão numa universidade de qualidade.

Agora se todo esse desleixo ocorre, mesmo sabendo que talvez em menos de um ano o estudante estará sentado em uma carteira de braço, fazendo uma prova que decidirá o seu futuro, tenho medo de imaginar como seria se não houvesse nenhuma prova seletiva. Se houvessem vagas a todos, quão grande seria o caos na sala de aula, e se haveria minimamente uma sala de aula. Vendo por este lado, o vestibular não é bom, é indispensãvel para a ordem da nação do Ensino Médio Brasileiro!

Fica a critério de vocês avaliar como seria essa "sala de aula" sem o vestibular, e opinar sobre a validade do exame seletivo!

6 comentários:

Pedro Amaral disse...

eh acho q seria uma loucura, pq se naum tivesse q estuda pro vestiba, a galera ia larga de mão

Visite-me se puder
http://theocho888.blogspot.com

Bruno disse...

como você disse ali no final,o vestibular é indispensavel para nos brasileiros,se não existisse o vestibular para que os alunos estudariam ja que estariam com a vaga garantida na universidade?


http://uidanda.blogspot.com/

=D

Jacque disse...

Concordo c/ o Pedro...
sem fakar ki td mundo reclama qnd naum passa, mas qnd passa faz questão de espalahar e ateh fazem camisa! hsauhauhasuhasuhas
Eu acho que do ejitu que estah, tah bom...

legal teu blog
valeu pelo coments lah nu meu humilde cantinhu ;)

xeru

Mich disse...

Olha, o vestibular não é a maneira mais justa de avaliação. Pelo menos na minha opinião. Tem muita gente que estuda muito e por um dia de nervosismo não consegue fazer a prova e não passa para a faculdade. Essas pessoas são iguais as outras que passaram, mas foram injustiçadas por uma grnade pressão que é exercida sobre os alunos que terminam o ensino médio. Gosto do sistema de avaliação dos E.U.A. onde você tem que se dar bem o ensino médio todo, aí vc estuda mesmo, todos os três anos, sem a pressão maluca de um dia de guerra. Aqui no Brasil ainda existe o problema da falta de investimento na educação, que não proporciona a milhares de pessos uma boa chance de entrar na faculdade, qualquer que seja o sistema para entrar nela.

Pedro Kastelic disse...

valeu mich, belo comentario mesmo, concordo com vc sobre o sistema americano. em breve postarei algo sobre o assunto pra continuar o tema :)

Unknown disse...

Se não houvesse vestibular, estariamos à merce de Médico, Advogados, Engenhiros, Arquitetos burros ¬¬'